Quarta-feira

Faz 13 anos que moro longe da minha mãe. Não é uma distância absurda, mas também não dá para visitá-la a qualquer hora. São 130 km que percorremos, eu ou ela, pelo menos uma vez por mês.

Aos 14 anos, moleque de tudo, fui só incentivo: “Vai, sim, mãe! Sai desse inferno que é São Paulo” (e pensar que eu mal conhecia a selva de aço como conheço hoje). Divorciada há muito, ela encontrara um cara bacana, e a nova morada era tão legal quanto o novo marido: era na praia.

Deixou para trás as seis conduções diárias e foi. E se encontrou – no casamento e na pacata (ao menos fora de temporada) Peruíbe. A saudade foi e é muito grande, mas o sorriso dela conta mais.

E por que falo disso tudo de repente? Porque hoje aconteceu algo que merece nota.

Mais uma quarta-feira, mais 1h30 do diário percurso São Bernardo – Pinheiros que faço há 7 anos. Subindo as escadas do UOL, quem sai pela porta de vidro automática? O 1,55 metro da maior mulher da minha vida.

Por uns segundos, fiquei sem entender nada, travou o Nintendo de verdade. Depois veio o abraço apertado, algumas lágrimas. Tudo isso atrapalhando a chegada dos funcionários, que se esgueiravam para entrar na empresa.

Senti aquela alegria de menino, um sentimento tão bom quanto pueril, o qual eu não achava que podia ter depois de grande.

Findo o abraço, ela disse: “Vai, entra, não quero te atrasar”. Aquilo me machucou. Não pela sugestão, tão preocupada comigo. Mas porque me lembrei do quão cruel é a tal da vida adulta, que nos afasta de quem amamos para nos colocar atrás de monitores. “De jeito algum”, respondi. “Vamos tomar um café”.

Cheguei atrasado, mas feliz. Foi uma baita manhã de quarta-feira em Pinheiros. Finalmente.

Deixe um comentário

